Existe uma ferramenta na liderança, muito básica para alguns e pouco ou nunca utilizada por outros chamada feedback. Muito já se falou sobre feedback mas o que posso dizer de meus anos de experiência é que poucas vezes recebi feedbacks de qualidade. Já liderei equipes antigas nas instituições pelas quais passei que nunca haviam recebido um feedback. Fico imaginando como deve ser trabalhar por anos sem uma conversa franca com seus gestor a respeito do seu desempenho, dos seus pontos fortes e de um plano de futuro para trabalhar suas oportunidades de crescimento.
O feedback é ferramenta mais preciosa que um gestor pode ter. Através dela você realmente pode trabalhar pelo desenvolvimento individual de sua equipe e alcançar níveis de resultado extraordinários. Oferecer um feedback de qualidade é mostrar ao seu time que você se importa. Que o que eles fazem importa. É demonstrar que eles estão sendo vistos em sua individualidade. Em sua forma de fazer acontecer.
O fato é que muitas vezes os gestores não tem tempo, paciência e dedicação para elaborar um feedback agregador. Ser gestor dá trabalho mas ser um bom líder exige um nível de doação que nem todos os gestores querem dispor. Feedback de qualidade precisa ser preparado. As entregas precisam ser revistas, os comportamentos avaliados, os fatos trazidos para a elaboração do roteiro. Feedback é baseado em fatos e não em juízo de valor. “Eu acho que você…” é uma frase que não existe no feedback de grandes líderes. Ninguém acha. Isso é juízo de valor. Eu trago um fato, a partir desse fato discutimos o que aconteceu e ele evidencia um comportamento aderente ou não a cultura daquela organização. Sem juízo de valor.
Agendar o horário com o colaborador para ter a conversa do feedback é fundamental para demonstrar respeito ao tempo do outro. Para que ele também possa se preparar para quele momento afinal de contas o feedback é uma conversa fluida e não uma palestra do gestor. Porém de nada adianta agendar com o colaborador e remarcar infinitas vezes. Evitar ao máximo remarcar o feedback é demasiadamente importante para demonstrar credibilidade e respeito. Para demonstrar que aquele momento de conversa é muito importante. E que exceto uma crise poderá removê-lo da agenda do líder. Quando agendamos feedback geramos expectativa no liderado e por isso é muito importante mantermos as agendas.
Gerar um ambiente de segurança, de confiança ao liderado é fundamental. Um bom café antes da conversa ajuda muito a criar um clima de ameaça zero e fazer com que todos se sintam confortáveis até mesmo para falar de assuntos difíceis. Escolher um ambiente da empresa mais confortável e descontraído também pode ajudar. E feedbacks por vídeo, sempre de câmera aberta, seja qual for a situação. Você pode estar achando óbvio mas sim, eu já presenciei feedbacks com gestores e liderados que não abriram suas câmeras durante a conversa.
Feedbacks são individuais. É um momento de gestor e liderado. Onde serão discutidos assuntos referentes a uma pessoa. Portanto para essa conversa só devem ser citados exemplos e casos que envolvam a pessoa em questão. Comparações citando outras pessoas não agregam valor ao feedback pois não dizem respeito aquele com quem estamos conversando. Por serem individuais nunca devem ser feitos em público ou na presença de outra pessoa. Também não devem ser feitos por email ou ferramentas de chat. Feedbacks de qualidade são feitos a moda antiga: Olho no Olho.
O feedback é um meio incrível para promover desenvolvimento de carreira ao seu time. Use com sabedoria e terá resultados incríveis.