Você já parou para pensar em como seus medos ocultos interferem em sua vida?
O medo faz parte da vida, ele nos protege do perigo. Mas não é desse medo que eu quero falar hoje. É do medo que está implícito nas situações quem vivemos no dia a dia. Quando você tem uma idéia brilhante no trabalho mas não compartilha, quando você não sabe dizer não, quando está em um relacionamento que já não faz sentido para você mas não consegue sair, quando está infeliz no trabalho mas não procura outras opções.
Por trás de todas essas situações há medo. Medo de não ser aceito, medo de não ser ou parecer bom o bastante, medo de falhar, medo de se expor. Se prestarmos atenção, vamos identificar uma série de situações que estão permeadas pelo medo e que nos travam, nos impedem de caminhar rumo aos nossos objetivos.
Quando sou guiado pelo medo me transformo em um expert para dar desculpas a mim mesmo pela monotonia da minha vida e para falta de iniciativa para agir por meus sonhos e objetivos. Passo a ser um grande parceiro da frustração porque o tempo passa, minhas atitudes permanecem carregadas de medo e minha realidade não se modifica.
É muito relevante trabalhar o medo em processos terapêuticos. Entender o que acontece ou o que já aconteceu que transformou sua forma de olhar determinada situação carregado de medo. A terapia possibilitará o entendimento da raiz desse medo, trazer essas situações a tona, esvaziar os traumas contidos ali através da cura pela fala, pela palavra.
Como disse no início desse texto, o medo faz parte da vida mas a vida não pode ser tomada pelo medo. Ele não pode e não deve ter tamanho poder sobre nós. Abra-se para o autoconhecimento e acesso dos seus medos e bloqueios para entender suas funções psíquicas e libertá-los para a modificação de sua estrutura emocional e cura interior.
Para ter uma vida repleta de coragem é preciso mergulhar no medo que nos permeia e curá-lo. Somente assim estaremos prontos para nos apropriarmos da coragem e realizarmos mais por nós mesmos e pelos que nos cercam.