As emoções são respostas automáticas e instintivas a estímulos internos ou externos. Elas são geralmente breves e intensas, envolvendo mudanças fisiológicas, como aumento da frequência cardíaca, sudorese e mudanças na expressão facial. As emoções são consideradas mais básicas e universais, muitas vezes compartilhadas entre diferentes culturas.
Além de causarem alterações em nosso corpo as emoções são mensageiras. Elas nos trazem informações importantes sobre aquele fato que estamos vivenciando ou sobre as pessoas que estamos nos relacionando.
Fomos ensinados a “não ligar para a tristeza” , “ dar a volta por cima”, e tantos outros jargões que nos levam a um lugar de ausência de olhar e sentir quais são as mensagens que essas emoções estão nos trazendo. Como se sentir tristeza ou raiva fosse errado e somente alegria e contentamento fossem permitidos.
Essa ausência de contato com nossas emoções causam um distanciamento de quem somos em essência uma vez que nos forçamos a viver uma vida que não é nossa e passar por cima de nossas próprias emoções.
Acolher as emoções, sentir com intensidade o que ela traz, entender a mensagem contida naquela emoção fará com que trabalhemos cada vez melhor os nossos sentimentos.
Os sentimentos são estados emocionais mais duradouros e complexos, que geralmente envolvem uma interpretação consciente das emoções. Eles são influenciados pela experiência pessoal, pela cultura e pelo contexto de cada situação.
Quando acolhemos nossas emoções e observamos de onde elas vem conseguimos aprimorar nosso auto conhecimento. Que tipo de pensamento me traz emoções que me perturbam a paz? Que tipo de conversas, vídeos, filmes, livros me fazem acessar boas emoções e evoluir para bons sentimentos?
O que me causa dor? Quais são meus gatilhos emocionais que me levam a lugares de dor dentro de mim?
As emoções são os tijolos de uma construção. Tijolo a tijolo vamos entendendo quem somos, como somos, o que sentimos e pensamos e como podemos ser mais fortes e melhores a cada dia e assim reformarmos a nossa construção interior.